Cadastre-se e receba por email nossas atualizações

Endorsers

Design by Daniel Freire

​SOBRE
 
 
O Grupo Brasilidade surgiu em 2010 e possui reconhecimento notório entre grandes nomes da música brasileira e brinda o Brasil e o mundo com muita musicalidade, valorizando em suas composições o samba, xaxado, maracatú, bossa nova, entre outros. A assinatura do grupo surgiu quando a harmonia foi distribuída entre os instrumentos de sopro, somada com uma concepção de arranjo peculiar e músicos de alta performance.

Em 2011, grava o primeiro trabalho, o CD "Brasilidade Geral" e apresenta-se para públicos diversos, em conceituadas casas de shows, universidades e teatros pelo Brasil, como: Jazz nos Fundos (SP), Faculdade Souza Lima (SP), Teatro da Vila (SP), Ao Vivo Music (SP), XVIII Festival Brasileiro de Trombonistas no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (SP), Stúdio RJ (RJ), Teatro da UFG (GO), Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins (ES), Manguinhos Jazz & Blues Festival (ES), VI Encontro Internacional de Trompetistas (ES), editais de Circulação Cultural da Secult 2011 e 2014 (ES), Teatro SESC Glória (ES), Faculdade de Música do ES, Teatro do SESI (ES), Teatro do IFES (ES), entre outros.
 
Em 2012, grava o DVD "Brasilidade Geral e Bob Mintzer Ao Vivo", com o renomado saxofonista, compositor, arranjador e educador norte-americado, premiado no Grammy com o grupo Yellowjackets, Bob Mintzer. O DVD é lançado em 2015.
 
Em 2013, após o show no 462º aniversário de Vitória (ES), é convidado a gravar o terceiro trabalho com o violonista e compositor Roberto Menescal e a cantora Andrea Amorim, o DVD "Bossa de Alma Nova: Roberto Menescal e Brasilidade Geral" onde o grupo assina arranjos como "O barquinho", "Rio", "Copacabana de sempre", "Vagamente", entre outros.
 
Em 2014, estréia um novo projeto no Santa Tereza Jazz & Bossa, com um dos artistas mais expressivos da música brasileira contemporânea, o guitarrista, compositor e arranjador Chico Pinheiro, o show Grupo Brasilidade e Chico Pinheiro.
 
Em 2015, apresenta o show Grupo Brasilidade e Ivan Lins. Músico completo, grande compositor conhecido pelos diversos Grammys que recebeu, pelas inúmeras gravações de sua obra pelo mundo, por sua harmonia diferenciada, pelos arranjos refinados e ao mesmo tempo fáceis de gostar. Sendo o artista brasileiro vivo mais gravado no exterior.
 
No mesmo ano, apresenta o show Grupo Brasilidade e Hamilton de Holanda. Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos na vida deste músico, que contagia platéias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira de inúmeros prêmios.
 
Em 2016, o grupo concretiza mais uma belíssima parceria, Grupo Brasilidade e Rosa Passos. Rosa tem uma vasta experiência no exterior, tendo se apresentado na América Latina, na Europa, nos Estados Unidos, entre outros, ao lado de grandes nomes da música mundial, como Ron Carter, Paquito D’Rivera, Yo-Yo Ma, Cyro Baptista, Henri Salvador, entre outros.
 
O Grupo Brasilidade representa não só uma nova geração de talentos, mas a Música Popular Brasileira.

 

 
 

 

​​​
 ​​

 

DEPOIMENTOS

 

"O que me deixa intrigado (e feliz),é o fato de que, nesses tempos bicudos, o mercado de música boa continua ativo, com festivais de jazz, Big Bands, música instrumental, conjuntos vocais de alto nível, orquestras sinfônicas, de câmera, orquestras jovens, e um contingente de garotos e garotas produzindo, com prazer, música "sofisticada". A pergunta "Que país é esse?",continua valendo tanto pelos descalabros políticos e de atitudes administrativas, como para esses fenômenos de resistência e prazer atávicos na arte qualitativa brasileira, face à terrível realidade de mercado, aqui e no mundo. É o prazer superando a sobrevivência. Transpondo os versos do poeta português : "Ter prazer é preciso. Viver não é preciso. Demais! IVAN LINS (cantor e compositor)

 

“Hoje eu ouvi sopros! Sopros fortes, sopros suaves, sopros renovadores que revigoraram e fizeram felizes meus velhos ouvidos. Sopros com apoios de uma belíssima bateria e um baixo cheio de swing. Ouçam e seus ouvidos também ficarão felizes. GRUPO BRASILIDADE é brasilidade de verdade. Que Deus e Seu sopro poderoso continue a dar muito fôlego a esse grupo maravilhoso. Vou adorar ouvir o próximo disco.”

JOTA MORAES (multiinstrumentista, compositor, arranjador e regente)

 

“O Grupo Brasilidade é um grupo de primeira grandeza em vários aspéctos. A música que eles escrevem e tocam é imprevisível e criativa, com sonoridade e personalidade própria.”

BOB MINTZER (saxofonista, arranjador, compositor e educador)

 

"Fiquei encantada com a musicalidade, o talento e a seriedade desses meninos tocando. Que beleza! A forma como conduzem a sonorinade dos sopros é linda e aveludada. Continuem assim, fazendo música de verdade e do coração." 

ROSA PASSOS​ (cantora, compositora e violonista)

​​

 

​"Os músicos, os arranjos, as composições, a concepção musical. Vocês formam uma das melhores bandas que já ouvi no Brasil. Parabéns! Sucesso!​" GILSON PERANZZETTA​ (pianista, compositor, arranjador, orquestrador e regente)

 



​​

 



DOWNLOAD RELEASE